” Fragmentos de uma Favela “

Publicado: abril 18, 2014 em Diversos

Imagem

 

Você vem no meu guetto, me pede licença, finge me dá seu respeito, depois que bebe de nossa água, come de nossa comida, volta pro seu mundo dizendo que é fácil viver do nosso jeito. Então fica o alerta, quando aqui voltar;

Terás que sobreviver, pois de nossa parte foi a cordialidade de anfitrião que pela educação mesmo que pouca mas por nós compreendida, tratar bem nossos “iguais” para que se sintam em casa é obrigação ! 
Quando voltar, terás que esperar a chuva chegar, sair comigo ombro a ombro pra ajudar correr com os moveis nas costas, colocar no lugar mais alto do barraco pra enxurrada não levar embora.

Terás que atravessar os becos, da um salve que é você o morador que tá chegando, pra não ser confundido e tomar um balaço que vem com o vento .. 

Terás que correr pro PS com a mulher prestes a dar a luz e ter a paciência de esperar a vez dela, caso contrário tem os corredores com colchonete no chão e a gente se arranja.

Terás que esperar até o apontar do raiar do dia pra entrar em casa, sabe porque ? A noite foi de acerto ! E se não estiver certo$, o que corre com ‘errado’ vai sair falando que sempre foi certo, bate uma continência, dada as costas; 

“Se abrir a boca tá morto desgraçado”! 

Tô pensando aqui; Teria que fazer muita coisa e como não está acostumado pode se dar mal numa fatalidade da vida, melhor você ir embora, voltar pra sua realidade, mais aí fica ligeiro, de uma vez por toda entenda, favela não foi feita pra turista, aqui a parada é de verdade ! Avisa o teu povo lá ! 

Passados alguns dias a polícia invadiu o morro e como de costume sem perguntar muita coisa, esculachou, pai, mãe, irmão, irmã, avó, avô …
E levou ele que nunca mais pra sua favela voltou, o que terás feito ? 
Era somente um traficante – de informação. 
E o turista que foi e voltou várias vezes, quando a casa caiu, apontou o único preto que conheceu na vida, o traficante de informação. 

Kaab Al Qadir

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s