Al Damishqui – Cientista Muçulmano

Publicado: abril 18, 2014 em Diversos

Ibn Al-Nafis era um médico de grande reputação e um perito renomado na escola de jurisprudência de Shafi’i. É famoso pela a descoberta do sistema circulatório do sangue, e foi o primeiro a descrever os pulmões, os bronquios , e as artérias coronárias.

Al Nafis.gif (23456 bytes)

Ala Al-Din Abu al-Hasan Ali Ibn Abi Al-Hazm Al-Qarshi Ibn Al-Nafis Al Damishqui, nasceu em 1213, na cidade de Damasco. Foi educado na faculdade médica (e no hospital) fundado por Nur Al-Din Zangi.

Ibn Al-Nafis estudou a medicina com um famoso médico, Muhazzab Al-Din Abd Al-Rahim. Estudou também a jurisprudência, a literatura e a teologia.

Sua perícia e reputação na medicina e na jurisprudência foram recompensadas, ele foi nomeado como o diretor de um dos hospitais mais famosos da época o de Nasri no Cairo.

Ali, treinou muitos especialistas médicos, incluindo o famoso cirurgião Ibn Aal-Quff Al-Masihi. Subseqüentemente, trabalhou na escola de Mansuriya no Cairo, como a parte da sua a vontade depois da morte, Ibn Al-Nafis doou sua casa, biblioteca e clínica ao hospital de Mansuriya, morreu em 1288.

Ibn Al-Nafis fez grandes contribuições na medicina, escreveu comentários e crítica detalhadas sobre o conhecimento médico disponível até seu tempo, e adicionou-lhe muitas contribuições originais.

Sua maior contribuição para a medicina foi a descoberta do sistema circulatório do sangue, que redescoberto três séculos mais tarde. Ibn Al-Nafis foi o primeiro a descrever corretamente os pulmões e dava uma descrição dos brônquios e a interação entre as embarcações do corpo humano para o ar e o sangue. Também, elaborou a função das artérias coronárias como a alimentação do músculo cardíaco.

Ibn Al-Nafis escreveu a Al-Shamil fi al-Tibb era uma enciclopédia que compreende 300 volumes, mas não pode ser terminada como ele havia planejado devido a sua morte. Este manuscrito é preservado como coleções especiais em Damasco. Seu livro de oftalmologia foi uma de suas primeiras uma contribuições a medicina e existe até hoje. Entre seus livros Mujaz al-Qanun tornou-se o mais , escreveu um outro livro muito famoso Kitab al-Mukhtar fi al-Aghdhiya que tratava dos efeitos da dieta na saúde. Escreveu também diversos comentários sobre o livro de Hipócrates e sobre o Qanun de Ibn Sina, que existem até hoje.

O trabalho de Ibn Al-Nafis exerceu uma grande influência no desenvolvimento da ciência médica, no mundo e na Europa islamizada. Inicialmente, somente um de seus livros foi traduzido para o latim. Consequentemente, muitos de seus trabalhos remanesceram na Europa por diversos séculos.

Fonte: islam.org.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s